InícioLifeStyleAfinal, com que frequência devemos tomar banho?

Afinal, com que frequência devemos tomar banho?

Existe um número aconselhável de duches diários? Com as temperaturas cada vez mais altas, uma médica elimina as dúvidas.

Segundo Sophie Shotter, especialista em medicina estética e fundadora da Illuminate Skin and Wellness Clinics, a rotina de duche varia de pessoa para pessoa, como explicou em entrevista à edição britânica da revista Glamour. “Se fizer muito exercício, suar mais naturalmente ou se o tempo estiver muito quente, talvez queira tomar banho todos os dias, mas se não, cada par de dias é suficiente, com lavagens em zonas particulares que requerem mais atenção”. 

Neste caso, referimo-nos às axilas e virilhas, que contêm mais glândulas sudoríparas – responsáveis pela produção do suor – de modo a evitarmos a proliferação de bactérias e insetos, como piolhos, ou ainda possíveis infeções, o que acontece se ficarmos sem tomar banho durante muito tempo, para não mencionar o odor corporal desagradável.

No entanto, lavar o corpo demasiadas vezes pode também ser prejudicial, contrapôe Shotter. “A água quente pode secar a pele e demasiados produtos com fórmulas agressivas à base de sabão podem irritar a mesma”, comprometendo a barreira cutânea. A “sobrelavagem” pode ainda prejudicar o microbioma da pele – ecossistema onde estão presentes diversos microorganismos que protegem o maior órgão do corpo humano – e comprometer o sistema imunitário.

Afinal, com que frequência devemos tomar banho? Curiosamente, não existe um número específico. O melhor é lavar o corpo quando existe a necessidade, principalmente após um treino ou dia quente, sem esquecer de passar por água as partes íntimas regularmente.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!