InícioBusiness IntelligenceSonangol vai alienar participação na Pumangol

Sonangol vai alienar participação na Pumangol

A petrolífera angolana Sonangol vai desfazer-se da sua participação de 31,5% na Puma Energy.

Segundo apurado, a Trafigura o maior accionista da Puma lançou uma emissão de direitos de mais de 1 bilhão de dólares.

A empresa com sede em Singapura, está a reestruturar e a vender activos após registrar perdas anuais. Um alto reponsável da companhia revelou à agencia Bloomberg que os fundos da emissão serão usados para pagar uma facilidade de empréstimo a prazo de 2018.

Os recursos da oferta de direitos “fornecerão uma base financeira sólida, permitindo que a empresa continue a entregar o plano estratégico de cinco anos”.

A Trafigura, que detém 55,6% das acções da Puma, indicou apoio à emissão de direitos e assumirá as acções oferecidas a ela, revelou um comunicado de imprensa da Puma. 

A Puma perdeu US$ 753 milhões em 2019 e US$ 250 milhões no terceiro trimestre de 2020. A empresa tem lutado após uma onda de gastos com activos, perdas relacionadas à moeda e prejuízos em alguns de seus principais mercados em África e na América do Sul.

A Trafigura tem uma ligação antiga a Angola, onde chegou a ter quase o monopólio de importação de combustíveis no país através do Grupo DTS, em conjunto com a Cochan, do general ‘Dino’.

‘Dino’ fez parte do chamado triunvirato que gravitava à volta da família de José Eduardo dos Santos, juntamente com o general Hélder Vieira Dias Júnior (‘Kopelipa’) e o ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!