InícioEm DestaqueRegime de José Eduardo dos Santos lesou o Estado em mais de...

Regime de José Eduardo dos Santos lesou o Estado em mais de 20 milhões de Euros

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, diz que o antigo regime lesou o Estado angolano em mais de 20 mil milhões de euros.

Em entrevista ao jornal norte-americano Wall Street Journal, o líder angolano acusa o regime de Eduardo dos Santos de ter desviado fundos através da Sonangol, de duas empresas públicas de exploração de diamantes e outras empresas estatais.

João Lourenço específica que, dos cerca de 24 mil milhões de dólares, 13,5 mil milhões foram retirados ilicitamente, através de contratos fraudulentos com a Sonangol, 5 mil milhões, através da Sodiam e Endiama, empresa de diamantes, e os restantes 5 mil milhões foram retirados através de outros sectores e empresas públicas.

O actual chefe de Estado angolano garantiu que já foi possível recuperar cerca de 4 mil milhões, em bens e dinheiro. Adiantou ainda que vão ser confiscados ou congelados activos e dinheiro em locais como Suíça, Holanda, Portugal, Mónaco e Reino Unido.

Na entrevista, João Lourenço confirmou ainda as ajudas do Tesouro dos Estados Unidos da América na melhoria das medidas de governação e também nas de combate ao branqueamento de capitais.

Quando questionado pelo jornalista Benoit Faucon sobre se o Tesouro dos Estados Unidos ajudou Angola a melhorar essas medidas, João Lourenço respondeu:

“Sim. O Tesouro dos EUA realizou uma avaliação concreta dos nossos sistemas, leis, regras e regulamentos em relação ao combate ao branqueamento de capitais, bem como da sua extensão de implementação”.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!