A Nigéria está a trabalhar para desenvolver uma vacina covid-19, disse o Presidente Muhammadu Buhari numa entrevista televisiva, enquanto o país luta contra os casos crescentes do vírus.
Especialistas em saúde dizem que a Nigéria precisa de triplicar o seu esforço de vacinação de pouco mais de 100.000 doses por dia para atingir o seu objectivo de inocular mais de metade da sua população até ao final do próximo ano.
O país da África Ocidental tem vindo a explorar opções para adquirir ou comprar vacinas através das instalações da COVAX, a fim de lhe permitir inocular pelo menos 70% da sua população.
Recebeu donativos de vacinas, algumas das quais tinham um prazo de validade que só deixou semanas para administrar as vacinas. A Nigéria destruiu mais de um milhão de vacinas expiradas no mês passado. ler mais
“Estamos a trabalhar arduamente com o Ministério da Saúde para desenvolver vacinas”, disse Buhari na televisão estatal. “Não devemos fazer barulho sobre isso até sermos bem-sucedidos”.
A Nigéria, que não testou amplamente a COVID-19, registou 245.404 casos de covid-19 e 3.058 mortes desde que a pandemia começou.
Em 2017, o gabinete da Nigéria aprovou um plano para produzir vacinas básicas com a empresa farmacêutica May & Baker Nigeria (MAYBAKE.LG) através de uma joint-venture. Não é claro se o projecto arrancou.
Buhari disse que a sua administração está a encorajar os nigerianos a serem inoculados. Menos de 4% dos adultos da nação mais populosa de África, com mais de 200 milhões, foram totalmente vacinados.