O duelo entre Sheffield United e Luton Town, entrou para a história da Premier League. Não por causa do jogo, mas por quem vai comandar a arbitragem da partida, Sam Allison, que se tornará o primeiro negro a apitar um jogo do principal campeonato da Inglaterra em 15 anos e o segundo na história do torneio.
Sam Allison, de 42 anos, iniciou a sua carreira como jogador. Teve passagens por clubes como Swindon Town, Bristol City, Bournemouth e Exeter City.
Em 2011, trocou de lugar no campo e se tornou árbitro. Começou em divisões amadoras e, para sustentar a casa, trabalhava como bombeiro durante a semana e no futebol aos sábados e domingos.
Eu amo demais futebol. É algo que está no meu sangue desde sempre. Faço tudo para estar envolvido em uma partida. Infelizmente, eu não atingi o auge como jogador de futebol, mas quem sabe um dia eu possa alcançar isso como árbitro — disse.
A virada na carreira de Allison como árbitro foi em 2020, quando se tornou o quinto homem negro a comandar um jogo da Liga Inglesa de Futebol (EFL).
A sua primeira experiência na Premier League aconteceu em outubro de 2022, quando foi quarto árbitro no jogo entre Brighton & Hove Albion e Chelsea. Allison foi promovido a arbitrar o campeonato na temporada 2023/24.
— Não escondo que eu quero atingir o topo. Quero ser um exemplo para a comunidade e representar o homem preto no futebol. O meu desejo é atingir o topo só para mostrar às pessoas que é possível fazer isso — disse Allison.
Recorde-se que, no passado sábado, Rebecca Welch tinha-se tornado na primeira árbitra a apitar um encontro da Premier League.