InícioOutros DestaquesMinistra defende melhoria dos mecanismos de supervisão nos seguros

Ministra defende melhoria dos mecanismos de supervisão nos seguros

A Ministra das Finanças, Vera Daves, defendeu a necessidade de melhoria dos mecanismos de supervisão no sector dos seguros para fazer face aos riscos cibernéticos e da pandemia da Covid-19.

Segundo a ministra que discursava durante a abertura da 24ª Conferência anual da Associação das Entidades de Supervisão de Seguros do Espaço Lusófono (ASEL), organizada pela ASF, em parceria com a ARSEG, em formato de teleconferência, “há variação na extensão em que os supervisores priorizam o risco cibernético nas suas actividades e na sofisticação das ferramentas disponíveis para lidar com esses riscos. É assim imprescindível melhorar a diversidade dos mecanismos de supervisão para uma melhor regulação”, afirmou.

A Ministra passou em radiografia a situação actual dos seguros em Angola, tendo admitido um crescimento sólido do mercado segurador, não obstante as circunstâncias actuais.

Citou os números do mercado de seguros e pensões onde, até 31 de Dezembro de 2019, estavam registadas 28 seguradoras – sendo que 4 delas estavam sem actividade e mais recentemente umas perderam suas licenças e outras viram caducadas a sua autorização de constituição – e 8 entidades gestoras de fundos de pensões – que possuíam sob sua gestão 34 fundos, dos quais 9 abertos e 25 fechados.

Neste contexto, o Executivo angolano inscreveu a ENSA na lista de activos do Programa de Privatizações. “Angola se prepara para lançar um concurso internacional para a privatização da sua maior e histórica seguradora: a ENSA Seguros de Angola, S.A”. Segundo disse, “trata-se de um sinal de maturidade e de confiança numa das principais empresas do sector público do país, mas também uma enorme oportunidade que se abre ao investimento neste sector, eventualmente por via de parcerias”.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!