InícioEm FocoMédico critica ocultação à informação sobre dirigentes infectados com Covid-19

Médico critica ocultação à informação sobre dirigentes infectados com Covid-19

O médico especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, criticou o facto de as autoridades angolanas ocultar determinadas informações sobre o estado de saúde de altos dirigentes infectados com a Covid-19.

Falando ontem no habitual espaço de análise à Tv Zimbo sobre a situação epidemiológica do país, o especialista defendeu ser necessário informar o público a fim de evitar especulações.

Muito recentemente, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, garantiu em conferência de imprensa que os altos dirigentes contaminados com a Covid-19, em tratamento em várias unidades sanitárias de Luanda, estão em fase de recuperação da doença.

Mas passado alguns dias, o país foi surpreendido com a morte do governador da província do Uíge, Sérgio Luther Rescova. No princípio, os órgãos públicos de comunicação social que noticiaram a ocorrência em primeira mão, evitaram revelar a verdadeira causa que levou a morte do governante.

Para Jeremias Agostinho, estas pessoas, por se tratar de figuras que prestam serviço à Nação preocuparia, de facto, qualquer cidadão nacional sobre o estado de saúde dos mesmos.

“Dai, quando menos informação, maior será as especulações, o que não é correcto”, comentou, tendo aconselhado o Executivo angolano a seguir o exemplo dos países como Estados Unidos da América, Brasil, Inglaterra, entre outros, onde os seus líderes estiveram contaminados pelo coronavírus, o médico entende que não há nada de errado em passar esta informação ao público.

Neste momento estima-se que são muitos os governantes que se encontram infectados com a Covid-19, sendo um deles, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, que deu entrada na Clínica Girassol na noite do dia 09, com suspeita da doença.

Segundo o Correio da Kianda, o estado de Victor Fernandes está a ser considerado como crítico.

Já o governador da província de Benguela, Rui Falcão, negou que esteja contaminado com o coronavírus e em estado crítico numa unidade sanitária de Luanda. O nome do governante consta de uma lista de altos dirigentes do Estado supostamente infectados pelo novo coronavírus, como foi posto a circular em diferentes plataformas digitais. Mas Rui Falcão participou recentemente num vídeo-conferência orientado pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, o que veio a confirmar que são infundadas as informações disseminadas sobre o seu estado de saúde.

“Estou bem de saúde. As informações que circulam não correspondem com a verdade dos factos”, concluiu o governador.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!