InícioEm DestaqueAntigos ministros das finanças podem ser arrolados no processo que envolve os...

Antigos ministros das finanças podem ser arrolados no processo que envolve os generais Dino e Kopelipa

Os antigos ministros das finanças, Severim de Morais e Carlos Alberto Lopes, podem ser arrolados no processo que envolve os generais Dino e Kopelipa.

Os dois generais, que no governo de José Eduardo dos Santos ocupavam posições de destaque, foram constituídos arguidos e recai sobre os referidos generais, os crimes de peculato, participação em negócio, corrupção e branqueamento de capitais relacionados com um empréstimo do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC).

Segundo o site Maka Angola, o Estado angolano suspeita de que os generais se tenham apropriado dos referidos fundos através da empresa privada China International Fund (CIF).

O empréstimo do ICBC – o maior banco do mundo por activos – que está em causa nesta acusação foi concedido ao Governo de Angola, pelo que, como é evidente, recorda a fonte, os generais não receberam o dinheiro pessoal e directamente. Coube ao Ministério das Finanças assinar o acordo de empréstimo e responder pelo mesmo.

Durante o ano de 2010, o governo teve dois ministros das Finanças. Eduardo Severim de Morais, que exerceu a função de 2008 a 2010, sendo sucedido por Carlos Alberto Lopes, que se manteve em funções até 2013, quando entrou Armando Manuel.

Carlos Alberto Lopes é hoje presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano, e poderá explicar, possivelmente melhor do que ninguém, como é que o dinheiro do ICBC saiu dos cofres do Tesouro.

Carlos Lopes, dirigiu o MINFIN entre 2010 a 2013

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!