A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, não adiantou data, mas confirmou a retirada da subvenção aos combustíveis e consequente aumento dos preços dos mesmos.
“O preço dos combustíveis em Angola certamente irá aumentar, embora não possa apontar certeza sobre o momento em que haverá mais retirada de subvenções”, disse a ministra durante a entrevista à Lusa, nas instalações da Embaixada de Angola, em Washington.
Vera Daves disse ainda que ao contrário do que se especula, “nunca disse que não iria haver aumento”, sendo que o que se passa é que “nós estávamos continuamente a ponderar o melhor momento disso acontecer”, frisou.
A chefe da pasta das Finanças de Angola explicou ainda que esta retirada da subvenção, que deve levar a subida dos preços está a ser ponderada por conta da conta da inflação. Não obstante, a gestora pública garantiu que haverá aumento dos preços dos combustíveis.
“Certamente haverá aumento, quando é que ainda não decidimos”, afirmou a ministra das Finanças de Angola Vera Daves, à margem das Reuniões de Primavera 2024 do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.