O cargo de governador do banco central do Uganda está vago desde 2022. Mas as publicações nas redes sociais alegando que o presidente nomeou a sua filha para o cargo são falsas.
Em 21 de março de 2024, o presidente do Uganda, Yoweri Museveni, reorganizou o seu gabinete. Ele nomeou o seu filho Muhoozi Kainerugaba como chefe das forças de defesa, enquanto a sua esposa Janet Museveni permaneceu como ministra da Educação.
Pouco depois, vários posts nas redes sociais afirmavam que ele também tinha nomeado a sua filha Natasha Museveni como governadora do Banco do Uganda, o banco central do país .
“Natasha Museveni foi nomeada Governadora do Banco Central do Uganda”, lê-se numa publicação no Facebook, datada de 2 de Abril.
O Banco do Uganda é responsável pela implementação da política monetária do país.
Por lei , o presidente tem o poder de nomear o governador do banco central. Mas devem ser “uma pessoa com reconhecida experiência financeira ou bancária”.
Natasha Museveni é designer de moda e cineasta .
O cargo foi ocupado pelo Prof Emmanuel Tumusiime-Mutebile de 2001 até sua morte em 2022. Esta não é a primeira vez que circulam rumores sobre “um novo governador” do banco.
Africa Check