José Carlos Lourenço, ex-CEO do grupo Zap, vai ser o novo presidente executivo da Media9 Participações, S.A. (Media9Par), a holding de media detida pelo Emerald Group (90%) e pela Megafin Atlantic (10%), dona da Forbes Portugal, Forbes África Lusófona, Jornal Económico e Semanário Novo.
Após passagens pela Impresa, Global Media e Zap, José Carlos Lourenço está de regresso ao setor dos media. A partir de 27 de março, será o novo CEO da Media9Par, grupo que que no último ano passou a concentrar o Jornal Económico, o Novo Semanário, a Forbes Portugal e a Forbes África Lusófona.
A informação está a ser avançada pelas publicações detidas pelo grupo, que dão conta da integração de José Carlos Lourenço no conselho de administração, como presidente executivo, mantendo na sua equipa os atuais administradores executivos, Raúl Bragança Neto e Cristiana Nóbrega, enquanto Luís Figueiredo Trindade, acionista da Megafin Atlantic, passa a chairman.
“Esta alteração vem reforçar o compromisso do grupo em tornar-se um player de referência na lusofonia, potenciando ainda mais a sua capacidade de criar sinergias dentro deste espaço”, aponta N’Gunu Tiny, fundador e CEO do Emerald Group, maior acionista da Media9 Participações (Media9Par), onde detém atualmente 90% do capital, com os restantes 10% controlados pela Megafin Atlantic de Figueiredo Trindade.
Nas palavras do agora chairman, citado pelas publicações do grupo, “esta é uma nova etapa no processo de consolidação”, sendo que o grupo, assegura, continuará “focado no seu crescimento sustentável, preservando os valores fundacionais do projeto”.
“É com grande entusiasmo que abraço esta oportunidade de cruzar o mercado da lusofonia com a indústria dos media, e em relação a ambos conseguir aportar um contributo útil, resultante da minha experiência pessoal e profissional dos últimos 15 anos”, afirma, por sua vez, o novo CEO da Media9Par, que soma no seu percurso funções C-Level em várias empresas nos setores dos media e telecomunicações, não só no mercado português mas também em Angola e Moçambique.
José Carlos Lourenço foi administrador executivo da Impresa, onde esteve seis anos e desempenhou funções em todos os meios do grupo, até transitar para o Global Media Group, onde, durante quatro anos, ocupou o cargo de chief operations officer, tendo sido igualmente membro do conselho de administração.
No setor dos media e telecomunicações passou ainda pela Zap, onde assumiu a direção geral até meados de 2021, com responsabilidades sobre os mercados angolano e moçambicano.