Blog

EUA quer solução diplomática para o conflito na RDC

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, pediu a Félix Tshisekedi e Paul Kagame que alcançassem “uma solução diplomática” após o recrudescimento dos confrontos com o M23.

Blinken conversou separadamente por telefone com o presidente ruandês, Paul Kagame, e com o chefe de Estado congolês, Félix Tshisekedi, sobre a “ situação instável ” na fronteira entre os dois países, informou o Departamento de Defesa do Estado norte-americano.

O secretário de Estado americano “defendeu uma solução diplomática para as tensões entre os dois países e instou cada lado a tomar medidas para acalmar a situação, incluindo a retirada das tropas da fronteira”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em um comunicado.

Segundo à Jeune Afrique os combates intensificaram-se desde o início de Outubro a norte de Goma, capital do Kivu do Norte, entre a rebelião do M23 e as Forças Armadas da RDC (FARDC).

No final de 2021, o ressurgimento do M23, apoiado pelo vizinho Ruanda de acordo com

inúmeras fontes, causou o deslocamento de centenas de milhares de congoleses.

Quase 200 mil pessoas fugiram das suas casas devido aos combates que recomeçaram desde 1 de Outubro nas regiões de Rutshuru e Masisi, a norte de Goma, segundo o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários, Ocha.

Um recorde de 6,9 milhões de pessoas estão deslocadas na RDC, segundo as Nações Unidas.

Artigos Relacionados