Um grupo de empreendedores angolanos, encabeçado por Wilson Ganga, uniu-se e desenvolveu uma plataforma que permite fazer pagamentos e transferências instantâneas de dinheiro.
Segundo o portal jovens da banda, o projecto começou de uma simples ideia, hoje atrai vários usuários e está a ajudar a revolucionar o mercado de pagamento digitais angolano.
Trata-se da PayPay Africa, opera há três meses no mercado nacional. A sua construção começou a ser idealizada há alguns anos. Passou a tornar-se mais real a partir de 2019, depois da solicitação da licença de operacionalidade ao Banco Nacional de Angola.
O facilitador é usado por empresas como a T’Leva, Tupuca, Restaurante Food Lab, South SIDE Bar, Tia Any e Mac Burger. Funciona como um aplicativo normal para smartphones e está disponível no Playstore e AppStore.
A PayPay Africa permite fazer transferências e pagamentos de forma instantânea para o mercado formal e informal, por meio do número de telefone e código QR.
O projecto é liderado pelo jovem empresário Wilson Ganga, que ficou conhecido desde 2016 por revolucionar o “mercado de entregas” do país com a Tupuca. Inicialmente, a ideia era “fazer alguma coisa” que revolucionasse o mercado financeiro digital e ajudar os angolanos a familiarizarem-se mais com ferramentas de soluções de pagamentos móvel.
“O nosso grande desafio é revolucionar os pagamentos digitais no mercado nacional e adaptar os angolanos com essa nova realidade, desde o mercado informal ao formal”, explicou.
A iniciativa surgiu com a Conectando – Sociedade Prestadora de Serviços de Pagamento, LDA. Recentemente, lançou um sorteio, que vai premiar, até Fevereiro, usuários do aplicativo com 70 mil Kwanzas.