O Banco Nacional de Angola validou para início de funções os 13 nomes dos membros do Conselho de Administração do Banco SOL submetidos ao regulador pelos accionistas do oitavo maior banco em lucro em 2023, confidenciou ao Luanda Post fontes do Banco Central.
Depois de ao longo de um mês ter sido conferido ao detalhe a documentação e a idoneidade de cada um dos 13 membros que agora integram o board do Banco SOL, o BNA decidiu, na semana finda, dar luz verde para que os gestores aptos passem a exercer as funções para as quais foram indicados pelos donos do banco, na assembleia-geral ocorrida a 26 de Abril.
Dos 13 nomes validados pelo BNA consta que o economista André Lopes, antigo presidente do Conselho de Administração do BPC, vai ocupar a função de PCA do SOL; Osvaldo Macaia, que até então exercia o cargo de vice-presidente do BFA, foi apto para o cargo de presidente da Comissão Executiva do SOL.
Para além de Osvaldo Macaia, foram aprovados pelo BNA seios outros banqueiros como administradores executivos do banco, nomeadamente: Samaina Saúde, Viriato Capita, Vladimir Cunha, Sandro Silva, Paula Morais Monteiro e Ema Carlos Gonçalves.
Já outros cinco banqueiros foram admitidos como administradores não-executivos, designadamente: António Daniel dos Santos, Francisco Fortunato, Luís Reis Cuanga, Tatiana dos Anjos e Noé Baltazar, sendo este último antigo diretor-geral da diamantífera ENDIAMA.
Segundo fontes do Banco SOL, os novos gestores da instituição irão iniciar um processo de reestruturação na entidade, assim como têm a obrigatoriedade de tornar o banco mais rentável durante o quadriénio 2024-2027.
Além da aprovação do Conselho de Administração, o Banco Central também deu luz verde aos nomes de todos os outros membros dos órgãos sociais submetidos pelos accionistas do SOL, de modos que Diógenes do Espírito Santos Oliveira, antigo deputado e secretário para Administração e Finanças do MPLA, foi validado para presidir a Mesa de Assembleia-Geral, o jovem economista Eliseu Vunge foi admitido para presidir a Comissão de Remuneração.