InícioBusiness IntelligenceBanco VTB África não apresenta contas nem cumpre exigência do BNA de...

Banco VTB África não apresenta contas nem cumpre exigência do BNA de aumento de capital social

Já passaram seis meses do prazo limite que os bancos comerciais tinham para ajustar o capital social ao valor mínimo de 15 mil milhões de kwanzas, todavia, das 23 instituições bancárias a operar no sistema bancário nacional, o banco VTB África é o único que não cumpre a exigência do Banco Nacional de Angola (BNA).

O VTB África, banco de origem russa, precisa de 7,5 mil milhões de kwanzas para ajustar o seu capital social mínimo de 7,5 mil milhões de kwanzas aos 15 mil milhões de kwanzas impostos pelo Banco Central, acto que devia ocorrer até ao dia 5 de Outubro de 2023, recomendação vertida no artigo nº 2 do Aviso 17/2022 do Banco Nacional de Angola.

O não cumprimento da exigência do BNA requer ao regulador do sistema bancário, entre outras coisas, penalizar o VTB África com a retirada da sua licença bancária, e consequentemente encerrar agências, tal como aconteceu com os Bancos Mais (2019), Postal (2019), Angolano de Negócios e Comércio (BANC), 2021, e o Kwanza Invest (BKI), 2021, que viram ser-lhes retiradas as licenças por insuficiência de fundos próprios regulamentares e incumprimento dos mínimos de capital social.

Em Janeiro, o vice-governador do BNA, Pedro Castro e Silva, revelou, durante uma conferência de imprensa do Comité de Política Monetária (CPM), que o não cumprimento da norma do Banco Central por parte do VTB está associado às sanções internacionais que a Rússia tem sofrido por causa da invasão à Ucrânia.

Pedro Castro e Silva singularizou da seguinte forma: “um deles… tem uma situação de lhe terem sido aplicadas sanções por parte de um outro país, e o processo de resolução perante estas sanções demoram um bocado mais do que o período que lhe foi dado para fazer o aumento de capital”, referindo-se, alegadamente, ao VTB África.

O vice-governador do BNA revelou, posteriormente, que o regulador tem mantido contacto constante com esta instituição bancária, assim como sabe dos esforços que estão a ser feitos para a resolução do impasse.

O primeiro trimestre de 2024 terminou, e o banco VTB África ainda não apresentou o balancete do IV trimestre do ano passado, o que também viola as regras do BNA.

Dos 23 bancos autorizados pelo Banco Central a operar no sistema financeiro nacional, o VTB África é o único que não divulgou o balancete do IV trimestre de 2023 dentro dos prazos regulamentados, que é de 45 dias depois do fim do trimestre. A não divulgação das contas impossibilita saber-se qual foi o resultado líquido que o VTB África teve em 2023.

O VTB África Angola tem como grandes accionistasVTB, PAO (Moscovo) e António Sumbula, com 50,1% e 49,9%, respectivamente. Até Setembro, o banco já acumulava prejuízos de 2,7 mil milhões Kz.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

error: Conteúdo protegido !!