Blog

Angola e Alemanha unem esforços para debater as Estratégias da introdução do Hidrogénio Verde na diversificação da economia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros Alemão em colaboração com o Governo angolano organizam de 31 de Maio a 02 de Junho, no Hotel Intercontinental, em Luanda, o 1º Fórum Euro-Africano, sobre o Hidrogénio Verde.

Através deste fórum, que é a continuação directa do Simpósio de Hidrogênio Verde ocorrido no ano passado em Luanda, será possível apresentar soluções para a criação e desenvolvimento de indústrias de hidrogénio, tal como explorar a sua inclusão na matriz energética e a criação de modelos de negócio para o mercado, enquanto se explora sinergias no sector.

A conferência é dirigida especificamente aos governos, à indústria e ao meio académico dos três países em foco: Angola, Namíbia e África do Sul. Além disso, serão também convidados representantes de alto nível de outros países africanos e da Europa.

A janela de investimento para o hidrogénio de origem fóssil com captura de carbono continua aberta, mas o hidrogénio produzido através de fontes renováveis surgirá como a opção mais rentável a longo prazo não somente para Europa, mas também para o continente africano. Tendo em conta o actual ciclo de vida dos activos e os compromissos políticos à sustentabilidade, o H2 verde apresenta aspectos positivos significantes, como baixa intensidade de carbono, fácil armazenamento e versatilidade através das tecnologias power-to-X (PtX).

O Delegado da Delegação da Economia Alemã, Vandré Spellmeier frisou que “o hidrogênio verde tem um papel fundamental para se alcançar as metas de descarbonização acordadas no âmbito do Acordo de Paris. Angola, com as suas condições locais ideais para a produção de energias renováveis, tem a grande oportunidade de ser um player relevante na produção de hidrogênio verde e seus derivados, criando assim uma indústria no país que poderá gerar novas cadeias de valor para uso local e fins de exportação”.

O evento contará com a presença do Ministro da Energias e Águas, João Baptista Borges, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, Ministra de Estado do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros alemão, Katja Keul, Embaixador da República Federal da Alemanha em Angola, Stefan Traumann e a Vice-Ministra da Africa do Sul, Bernice Swarts, além de instituições estatais e privadas, ligadas às políticas e produção do hidrogénio verde como GAUFF Engineering, SASSCAL e outros.

É importante lembrar que o H2 verde é um dos fatores que contribui para que se atinjam os objetivos firmados na COP.

Durante o evento realizado em novembro de 2022, no Egipto, foi fechado um pacote de 25 acções colaborativas dentro de 5 temas chaves, dentre eles o hidrogênio, que serão entregues na COP28.

Este pacote tem como objetivo acelerar a descarbonização para que a meta do Acordo de Paris de 2015, de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius até ao fim do século, seja alcançada. Este é mais um dos grandes desafios que o fórum vai debater ao longo dos três dias.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados