A caminhada dos Palancas Negras no Campeonato Africano das Nações (CAN), a maior competição de Selecções no continente berço, começa já no dia 15 do presente mês, dois dias depois do arranque da prova. O conjunto nacional terá pela frente a similar da Algéria, uma das 10 melhores que vão lutar para a conquista da 34.ª edição do evento cujo tiro de partida se deu no Sudão em 1957.
Para a presente edição, o Luanda Post (LP) foi a busca dos valores de mercado dos 23 futebolistas chamados pelo treinador Pedro Gonçalves. Cálculos deste jornal avançam que, juntos, os seleccionados de Angola para o Campeonato Africano valem mais de 22,3 milhões de dólares norte-americanos.
Zito Luvumbo, talento forjado inicialmente no Guelson FC e mais tarde no 1.º de Agosto, sendo este último o emblema que o lançou para o mundo. Actualmente a jogar pelos italianos do Cagliari Calcio, segundo o site alemão Transfermarket, entre os 23 convocados o futebolista de 21 anos é o mais caro, a custar no mercado 6 milhões USD.
Em 2019, logo após a disputa do Mundial de sub-17, disputado no Brasil, Zito Luvumbo estava na lista dos 100 futebolistas promessas do mundo, isto depois das grandes exibições naquela prova. O jovem atacante despertou interesses de vários clubes, com destaque para o West Ham, Lille, Sporting e Boavista, que foram os primeiros interessados na contratação do atleta na altura com 17 anos. Flamengo, Manchester City, Leipzig e Mónaco são outros gigantes da Europa que entraram na lista.
É seguramente o maior rosto dos Palancas Negras da actualidade. Gelson Dala, tido para muitos como o substituto natural de Akwá, não obstante estar a jogar no Qatar, num campeonato pouco visível, o avançado, que veste a camisola 10 da Selecção Nacional, também lapidado pelo Clube Desportivo 1.º de Agosto, surge na lista como o segundo futebolista mais valioso.
Com passagens em clubes como Sporting Clube de Portugal, Rio Ave, Antalyaspor e agora no Al-Wakrah SC, a publicação alemã aponta que Gelson Dala, que vem de uma família humilde e de desportistas, o seu passe no mercado está fixado em 2,5 milhões de dólares.
Núrio Fortuna, futebolista que actualmente veste as cores do Gent da Bélgica, é entre os convocados de Pedro Gonçalves o terceiro do conjunto bem cotado, estando o seu valor de mercado avaliado em 2,2 milhões de dólares, segundo apurou o LP, através da mesma publicação alemã.
Começou a sua formação no Real Sambila, um clube de formação sem ainda objectivos para disputar o Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão. Felício João, conhecido nas lides futebolísticas como “Milson” é o quarto da lista entre os mais bem cotados no mercado de transferências.
O avançado de 24 anos, com passagem em várias formações lusas, actualmente Milson é atleta afecto ao Maccabi Tel Aviv de Israel, tem o passe avaliado em 1 milhão e 200 mil USD.
Com os mesmos valores e a disputar a quarta posição está o médio Manuel Cafumana “Show”, ex-1.º de Agosto, com passagem também pelo futebol português.
No mercado, o actualmente representante do MaccabiHaifa de Israel tem o seu passe avaliado em 1 milhão e 200 mil dólares.
Entre os cinco melhores bem cotados no mercado que a partir do dia 15 começam a competir no CAN 2023, a quinta posição é ocupada por dois futebolistas, KialondaGaspar do Estrela da Amadora de Portugal e Jerémi Bela, do Clermont de França.
Os dois futebolistas, no mercado, cada está cotado, segundo a publicação alemã do Transfermarket, por 1 milhão de dólares norte-americanos.
Entre os menos cotados no mercado, estão os futebolistas Kadu, Tó Carneiro, Eddie Afonso, avaliados cada por 150 mil dólares. Na posição seguinte, e a valerem 200 mil USD, estão os jogadores Dominique, Neblú, Kinito e Zine Salvador a custar 300 mil, segundo avança a Transfermarket.