Uma delegação gabonesa liderada pelo Presidente da Assembleia Nacional reuniu-se em Luanda com o Presidente angolano.
Segundo apurado, a estadia da delegação gabonesa à Luanda foi destinada a melhorar as relações bilaterais entre os dois países, no seu ponto mais baixo desde o golpe de agosto passado.
Liderada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jean-François Ndongou , deputado por Mandji e antigo Ministro do Interior de Ali Bongo Ondimba , a delegação obteve uma entrevista com o presidente angolano.
Segundo à Jeune Agrique, um conselheiro especial do presidente da transição, Faustin Yves N’guiend-Mickolo , também fez parte da viagem, assim como o ex-presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping.
Candidato vencido nas eleições presidenciais de 2016, dada a sua rede dentro da União Africana, a sua presença não é, sem dúvida, uma coincidência. O Gabão está suspenso da organização continental desde setembro de 2023 e procura o levantamento das sanções contra o seu país.
João Lourenço é uma pedra no sapato do novo homem forte de Libreville. Se, do lado da presidência gabonesa, se indica que se trata de uma simples “cortesia diplomática”, a visita de 23 de Abril visa também melhorar as relações entre os dois países.
No dia 15 de Dezembro, o Gabão pediu ao seu embaixador em Angola que regressasse “para realizar um exame aprofundado de certas questões de importância capital”, símbolo do pico de tensão atingido entre os dois países.
Esta decisão surgiu no dia de uma cimeira da CEEAC organizada na Guiné Equatorial, onde João Lourenço permaneceu apenas algumas horas, partindo ainda antes do final da conferência.
Chamado de volta para consulta, o diplomata Guy Blaise Nambo Wezet foi acompanhado pela delegação para retomar o seu cargo e as suas funções, após quatro meses de ausência, e para “marcar a normalização”, disse uma fonte do Palais du bord mar ao Jeune Afrique.
Mas esse não foi o único propósito da visita. O Presidente da Assembleia Nacional, Jean-François Ndongou, regressou imediatamente a Libreville, apresentou um relatório a Brice Clotaire Oligui Nguema no dia 24 de Abril.