Blog

No Zimbábue, Presidente nomeia para o governo filho e sobrinho

Dois Mnangagwa entraram no governo. O filho e o sobrinho do chefe de Estado, reeleito para um segundo mandato no final de agosto após uma eleição disputada, foram empossados nesta terça-feira (12). A nova equipe de governo inclui mais de vinte ministros e dez vice-ministros.

Seu filho de 34 anos, Kudakwashe David Mnangagwa, torna-se Delegado de Finanças. Ele apoiará o ministro Mthuli Ncube, que mantém o cargo apesar das críticas da oposição que o acusam de ser responsável pela crise econômica e pela inflação galopante no país.

“Essa nomeação realmente me surpreendeu. Durante todo o dia de ontem, eu não conseguia acreditar”, disse David Mnangagwa a repórteres logo após sua posse. O sobrinho do presidente, Tongai Mnangagwa, de 45 anos, herda o turismo.

“Composto por amigos [de Mnangagwa], familiares, apoiantes leais e algumas das personalidades menos qualificadas, o Governo é o pior desde a independência em 1980”, disse Promise Mkwananzi, porta-voz do principal partido da oposição, a Coligação de Cidadãos para a Mudança (CCC).

Os zimbabuenses foram às urnas nos 23 e 24 de agosto para escolher seu presidente e deputados. A batalha foi principalmente entre Zanu-PF e Nelson Chamisa, um advogado e pastor de 45 anos. Emmerson Mnangagwa foi reeleito com 52,6% dos votos, contra 44% de Nelson Chamisa, que havia declarado vitória.

Observadores internacionais apontaram “sérios problemas” que afectam a “transparência” da votação: alguns eleitores não puderam ser encontrados nas listas, enquanto outros foram intimidados.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados