Em 2021, a Google for Startups, programa que oferece suporte de especialistas e ferramentas para ajudar empresas em estágio inicial a solucionar os seus principais desafios técnicos, lançou o concurso de três milhões de dólares do Black Founders Fund (BFF) para África, que faz parte dos compromissos de igualdade racial da gigante tecnológica, anunciados em Junho de 2020.
Cinquenta fundadores receberam financiamento e, para a segunda edição, em 2022, a Google aumentou o seu compromisso com mais um milhão de dólares e apoiou mais dez fundadores.
Este ano, a Google comprometeu-se novamente com quatro milhões de dólares e foram agora seleccionadas 40 empresas em fase de arranque, das quais 25 africanas, para receberem prémios em dinheiro até 150 mil dólares, juntamente com até 200 mil dólares em créditos Google Cloud para cada startup, um apoio sob forma de formação, acesso a uma rede de mentores e facilitadores da Google, que poderão ensinar as melhores práticas numa série de tópicos, desde Inteligência Artificial, cultura organizacional, gestão de pessoas, até estratégias de crescimento e muito mais.
A Nigéria lidera a lista com dez startups seleccionadas, o Quénia com cinco, a África do Sul com quatro, o Gana e o Uganda com duas cada, e, por fim, o Ruanda e a Costa do Marfim com uma cada.
“As startups desempenham um papel importante no avanço da transformação digital de África. Estamos ansiosos por trabalhar com este grupo de fundadores inovadores que estão a utilizar a tecnologia para resolver alguns dos desafios mais prementes no continente.
O Google for Startups Black Founders Fund está empenhado em solucionar o problema da desigualdade no financiamento de capital de risco, fornecendo aos fundadores negros os recursos e o apoio de que necessitam para serem bem-sucedidos”, afirmou Folarin Aiyegbusi, director do ecossistema de startups para África na Google.
Ifedayo Durosinmi-Etti, fundadora da Herconomy, uma das startups nigerianas seleccionadas, disse que fazer parte do 2023 Black Founders Fund alimentaria a sua visão revolucionária e aceleraria o seu progresso.
“Com o financiamento e o apoio fornecido pelo programa, vamos acelerar o desenvolvimento das nossas soluções inovadoras, aprimorar o suporte para os nossos valiosos clientes e expandir a nossa presença em escala internacional”, explicou.