ÚLTIMA HORA

Blog

Donald Trump novamente em tribunal

O ex-presidente norte-americano Donald Trump comparece esta terça-feira num tribunal federal em Miami para uma audiência histórica, após ter sido formalmente acusado de 37 crimes relacionados com o desvio de documentos classificados.

Porque irá Donald Trump a um tribunal de Miami?

O ex-presidente dos Estados Unidos deve comparecer a um tribunal federal em Miami esta terça-feira para ouvir e contestar acusações criminais de que ele se apoderou ilegalmente de documentos classificados quando deixou o cargo e mentiu às autoridades quando estas tentaram recuperá-los numa das suas residências naquele Estado.

É a primeira vez que comparece em tribunal?

Não. Em abril passado, Trump compareceu num tribunal de Nova Iorque para ouvir a acusação de que teria pago a uma estrela do mundo do cinema pornográfico para que esta comentasse uma alegada ligação com Trump – anterior à sua chegada à Casa Branca. O ex-presidente declarou-se inocente.

Qual é a acusação?

O procurador especial dos Estados Unidos, Jack Smith, que lidera a investigação, acusa Trump de se apossar de milhares de papéis contendo alguns dos segredos de segurança nacional mais sensíveis do país quando deixou a Casa Branca, em janeiro de 2021. O material terá sido colocado na sua residência de Mar-a-Lago, Flórida. Fotos incluídas na acusação mostram caixas de documentos espalhadas por várias divisões da residência, incluindo um quarto de banho. Neste contexto, Jack Smith avança com 37 acusações, incluindo violações da Lei de Espionagem, que criminaliza a posse não autorizada de informações classificada, e conspiração para obstruir a justiça, que compreende uma pena máxima de 20 anos de prisão.

Quais os passos seguintes?

Os do costume, mas demorados. Especialistas jurídicos citados pelos jornais norte-americanos dizem que as evidências representam um caso forte (ao contrário do caso de Nova Iorque), mas que provavelmente não chegará a julgamento até depois das eleições de novembro de 2024. Ou seja, Trump está livre para fazer campanha para a presidência e pode assumir o cargo mesmo que seja considerado culpado.

Que dirá Trump?

Segundo a imprensa norte-americana, Trump vai também declarar-se inocente. O que aliás tem feito repetidamente desde a noite que o FBI montou uma operação de busca na sua residência. Nos últimos dias, o ex-presidente tem-se esforçado em fazer uma ligação direta entre a sua ida a tribunal e a eventualidade de perseguição política face à sua pretensão de ser o candidato presidencial dos republicanos nas eleições do próximo ano. Trump tem acusado diretamente a Casa Branca de envolvimento no caso.

Joe Biden comentou o assunto?

Sim. Mas não diretamente. Disse apenas, em declarações transmitidas pelas televisões norte-americanas, que a Casa Branca em nenhuma circunstância interfere com o aparelho judicial – deixando implícito que assim faz em relação a tudo o que tem a ver com o ex-presidente.

Mais esta ida a tribunal pode interferir na corrida de Trump às presidenciais?

Só se for para aumentar a sua popularidade junto dos republicanos – e em detrimento dos restantes candidatos às primárias do partido. Apesar de ser o primeiro presidente ou ex-presidente a enfrentar acusações criminais, nada parece ensombrar as suas fortes possibilidades de regressar à Casa Branca. De acordo com uma sondagem Reuters/Ipsos, Trump tem uma ampla vantagem sobre os seus rivais na indicação republicana para a eleição presidencial de 2024. E 81% dos eleitores republicanos veem as acusações contra ele como tendo motivações políticas.

Que fará Trump esta tarde?

Trump deverá chegar ao tribunal pelas 19h00 (de Lisboa) e regressar a Nova Jersey, onde poderá falar à imprensa. Durante a sua estadia no tribunal, a imprensa norte-americana antecipa que à sua porta será montando o mesmo “circo” que foi montado em Nova Iorque, com centenas dos seus apoiantes a manifestarem o seu apoio. Segundo aquelas fontes, as autoridades policiais de Miami estão se preparar-se para lidarem com 50 mil pessoas.

E que fará amanhã, quarta-feira?

Comemorará o seu 77º aniversário.

Deixe Uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados