O comissário da polícia de Eswatini, William Dlamini, morreu no Aeroporto Internacional OR Tambo no sábado, quando regressava da 26ª Conferência Regional Africana da Interpol em Angola.
Em comunicado, a Airports Company SA (Acsa) afirmou que Dlamini sofreu “graves complicações de saúde”.
“Os socorristas atenderam o malogrado oferecendo assistência médica, incluindo RCP, por quase uma hora, sem sucesso”, dizia o comunicado.
“O oficial foi declarado falecido esta manhã. Todas as autoridades competentes foram notificadas e chegaram imediatamente ao local do incidente.”
A empresa aeroportuária acrescentou: “A Acsa não tem detalhes sobre o estado de saúde do Sr. Dlamini e, portanto, não podemos comentar mais sobre o assunto. Aconselhamos que as questões sejam encaminhadas às autoridades competentes.”
A administração da Acsa expressou condolências à família e amigos de Dlamini.
O comissário da polícia nacional, Gen Fannie Masemola, também expressou condolências em nome do Serviço de Polícia da África do Sul.
“O comissário desmaiou e morreu no aeroporto. Tanto a família como a delegação que acompanhou o falecido comissário na sua viagem oficial receberam serviços psicossociais de psicólogos vinculados à unidade de saúde e bem-estar dos funcionários do SAPS”, disse Masemola.
Masemola descreveu Dlamini como um “policial sénior de fala mansa e comprometido, que se dedicou a melhorar a cooperação para combater o crime organizado transnacional na região”.
“As nossas mais sinceras condolências ao Serviço Real de Polícia de Eswatini e à família do falecido comissário. O Comissário Dlamini era humilde e dedicado à causa de servir. Esteve sempre disponível para discutir a colaboração na prevenção e combate ao crime transfronteiriço na região da SADC. O SAPS está a prestar o apoio necessário de acordo com a sua experiência através do seu escritório da Interpol”, disse Masemola.