O Banco Caixa Geral Angola (BCGA) e o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) assinaram, há dias, em Luanda, um acordo de cooperação que vai permitir financiar as micro, pequenas e médias empresas e empreendedores singulares, no quadro do PDAC – Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial.
O acordo, assinando na sede do BCGA, inclui igualmente cooperativas devidamente certificadas pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), dedicadas à produção de milho, feijão, soja, café, ovos e frangos.
O presidente da comissão executiva do Banco Caixa Geral Angola, João Plácido Pires, não avançou o valor disponível para o financiamento, limitando-se a dizer que [o valor] depende dos “bons projectos” que vão aparecendo e que não há um limite pré-definido.
“Se aparecer 10 projectos, que tenham o acordo dos nossos parceiros e nosso, serão financiados. O limite e o difícil é aparecerem os projectos. O banco tem recursos adequados”, assegurou. O gestor reforçou que todo o projecto que tiver condições para merecer o apoio do banco dos parceiros será financiado.
Recorde-se que no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial, o Fundo de Garantia de Crédito tem também acordos de parceria com o Banco Sol, Banco Angolano de Investimentos (BAI) e o Banco de Fomento Angola (BFA).