DesportoOutros Destaques

Blaise Matuidi: Jogador angolano abre academia no Congo

O campeão mundial francês esteve nos últimos dias em Brazzaville para inaugurar o seu centro de treinos.

Segundo apurado, o projecto conta com o alto patrocínio do chefe de estado congolês.

Campeão mundial em 2018 pela seleção francesa, o jogador de origem angolana, chegou a Brazzaville no dia 7 de fevereiro por uma semana, para finalizar a criação do seu próprio centro de treinamento, que abrirá as portas no próximo mês Outubro em Oyo.

Segundo avança à Jeune Afrique, o centro já possui  um estádio e instalações desportivas de qualidade, o reduto do presidente Denis Sassou Nguesso (DSN) foi de facto escolhido para acolher a futura academia, denominada Alima – que leva o nome do rio que atravessa esta pequena localidade.

Blaise Matuidi, 36 anos, nascido em Toulouse, filho de pais de origem angolana que chegaram a França através da RD Congo, trabalha neste projecto há mais de um ano .

Um dos seus amigos de infância de Kinshasa colocou-o em contacto com Hugues Ngouélondélé, Ministro da Juventude e Desportos, Educação Cívica, Formação Profissional e Emprego do Congo-Brazzaville.

As primeiras discussões começaram no final de 2022 e a iniciativa rapidamente chamou a atenção do ministro, também genro de DSN .

O presidente acompanhou, portanto, o progresso desta questão de muito perto. O estadista congolês conheceu Blaise Matuidi durante a primeira visita deste último ao país em novembro passado.

Além do apoio das autoridades públicas congolesas, Blaise Matuidi pode também contar com o apoio financeiro de diversas empresas, congolesas e estrangeiras, ainda que o promotor do futuro centro se recuse neste momento a divulgar os nomes dos seus patrocinadores. Não mais do que o valor global deste projecto, cuja direcção técnica será confiada a Frédéric Crebillier , antigo treinador de Blaise Matuidi quando este jogou em 2003 com as cores do Troyes.

Artigos Relacionados