InícioBusiness IntelligenceToninho Van-Dúnem torna-se no maior accionista do Banco Económico

Toninho Van-Dúnem torna-se no maior accionista do Banco Económico

O Banco Nacional de Angola (BNA) impôs aos 10 maiores depositantes do Banco Económico a troca de 35% dos depósitos por acções na futura estrutura accionista do banco no âmbito do resgate do banco que sucedeu ao antigo BESA.

Segundo o Jornal Mercado, os depositantes vão tornar-se accionistas através da subscrição de um aumento de capital.

“Os maiores depositantes não queriam mas não tiveram liberdade de escolha”, garantiu ao
Jornal Expansão uma fonte conhecedora do processo. Depois do aumento de capital, o maior acionista do Económico será “Toninho” Van-Dúnem com 25% explicou a fonte sem precisar se a percentagem inclui a participação indirecta que o antigo Secretário do Conselho de Ministros já detém na instituição através da Geni.

Esta empresa, que conta com o general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” na estrutura accionista, controla actualmente 20% do Económico.

A Sonangol que se tornou accionista maioritário, com cerca de 70%, depois de ter recebido a participação de 31% da Lektron do ex-Vice-Presidente Manuel Vicente e do General Kopelipa, deverá reduzir a sua posição para 19%, enquanto os portugueses do Novo Banco passarão a deter menos de 3%, contra os actuais 10%.

“A grande questão é como o BNA vai anunciar ao público que alguns dos chamados “marimbondos” são os novos accionistas do Económico”, previu a fonte do Mercado.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Isto para a roda dos ratos, toda qualquer reforma no sector económico, os envolvidos serão sempre os marimbondos. Nós pacatos cidadãos só depositamos o dinheiro para posteriormente levantar e dar na esposa para ir fazer sócia. ELES TÊM O DINHEIRO TODO D’ANGOLA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!