InícioMundoSenado elege de forma esmagadora primeira mulher como secretária do Tesouro

Senado elege de forma esmagadora primeira mulher como secretária do Tesouro

Janet Yellen, a nomeada de Joe Biden para assumir a pasta de secretária do Tesouro norte-americana, foi confirmada por uma larga maioria de senadores para o cargo na segunda-feira, tornando-se assim a primeira mulher a ocupar o lugar mais alto das finanças da maior economia do mundo.

A audiência de confirmação de Yellen reuniu uma votação de 84-15 a favor da nomeada de 74 anos, que havia já sido a primeira mulher a liderar a Reserva Federal dos EUA. Os 15 votos contra foram todos de republicanos que se mostraram preocupados com a possibilidade de um pacote de estímulo mais expansionista.

A nova secretária do Tesouro terá a árdua tarefa de auxiliar Biden e os congressistas democratas na aprovação do desejado programa de 1,9 biliões de dólares (1,57 biliões de euros) de ajuda pandémica, juntamente com investimentos anunciados na infraestrutura envelhecida americana e na transição energética prometida. Para tal, o novo presidente pretende aumentar o imposto sobre o rendimento coletivo, passando dos atuais 21% para 28%, bem como para os indivíduos que declarem mais de 400 mil dólares (329,7 mil dólares) anuais.

Na sua audiência de confirmação, Yellen argumentou que é necessário subir o salário mínimo nos EUA, de forma a evitar uma recessão mais prolongada, anunciando também a intenção de começar imediatamente uma revisão da política sancionatória conduzida pela administração Trump.

 

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!