InícioBusiness IntelligenceSaiba quais são os 10 maiores “paraísos fiscais” do mundo

Saiba quais são os 10 maiores “paraísos fiscais” do mundo

O lugar primeiro lugar da lista é ocupado pelo Reino Unido. Com três territórios ultramarinos nas três primeiras posições (Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Caimão e Bermudas) e ainda a ilha de Jersey, em oitavo lugar, é coletivamente o maior responsável entre os países da OCDE por permitir o abuso fiscal de empresas, representando 31%, segundo o relatório elaborado pela “Tax Justice Network”.

Segundo o Jornal de Economia que cita o ‘Corporate Tax Haven Index 2021’, estes são os países da OCDE responsáveis por 39% do abuso fiscal corporativo transfronteiriço a nível mundial (68% com os seus territórios ultramarinos).

De acordo com a “Tax Justice Network”, estes países ajudam as multinacionais a evitar o pagamento de 166 mil milhões de dólares (139,2 mil milhões de euros) em impostos, num total anual de 245 mil milhões de dólares (205,4 mil milhões de euros). Saiba quais são.

1 – Ilhas Virgens Britânicas

No primeiro lugar desta lista surgem as Ilhas Virgens Britânicas. Localizadas nas caraíbas, o território são dependentes do Reino Unido e estão organizadas como um território britânico ultramarino que ocupa uma área de 153 quilómetros quadrados. Com apenas 30 mil habitantes, é o maior paraíso fiscal do mundo segundo o ‘Corporate Tax Haven Index 2021’.

2 – Ilhas Caimão

As Ilhas Caimão são um território ultramarino britânico localizado nas caraíbas. Com 64 mil habitantes, é o segundo maior paraíso fiscal do mundo, segundo o ‘Corporate Tax Haven Index 2021’.

3 – Bermudas

As Bermudas são um território insular britânico no oceano atlântico norte, conhecido pelas suas praias, sendo um dos destinos turísticos deste tipo mais procurados. Com 63 mil habitantes, ocupa a terceira posição na lista dos maiores paraísos fiscais do mundo.

4 – Países Baixos

A Holanda, segundo os dados do ‘Corporate Tax Haven Index 2021’, é o quarto maior paraíso fiscal do mundo. Com 17,2 milhões de habitantes, conhecido pelas leis polémicas sobre droga e prostituição, surge como uma das escolhas prediletas para empresas que queiram fugir aos impostos.

5 – Suíça

No quinto lugar desta lista surge a Suíça, país europeu de 8,5 milhões de habitantes, conhecido por ser um dos maiores paraísos fiscais do mundo.

6 – Luxemburgo

Com 613 mil habitantes, muitos deles emigrantes portugueses, faz fronteira com Alemanha, Bélgica e França e ocupa a sexta posição desta lista, como um dos principais paraísos fiscais em solo europeu.

7 – Hong Kong

A ex-colónia britânica tem enfrentado vários problemas com a vizinha China, nomeadamente devido à soberania que o maior país quer ter na região. Hong Kong tem 7,5 milhões de habitantes, e ocupa o sétimo lugar desta lista.

8 – Jersey

Com pouco mais de cinco mil habitantes, Jersey é uma pequena ilha localizada entre a França e o Reino Unido, conhecida precisamente pela evasão fiscal. Surge na oitava posição deste ‘top’ em 2021.

9 – Singapura

Singapura é um país do sudeste asiático com cinco milhões habitantes, que integra esta na lista na nona posição.

10 – Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são a novidade no ‘top’ 10 deste ano, depois de uma investigação ter exposto que o país beneficiou de 250 mil milhões de dólares (209 mil milhões de euros) através de fundos multinacionais encaminhados pelos Países Baixos.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!