InícioMundoRCA: Tribunal constitucional invalida candidatura de François Bozizé

RCA: Tribunal constitucional invalida candidatura de François Bozizé

O tribunal constitucional centro-africano invalidou quinta-feira, 03, a candidatura presidencial de François Bozizé, para a presidencial de 27 de Dezembro próximo.

O tribunal rejeitou ainda as candidaturas de quatro outros personagens, nomeadamente Jean Michel Mandaba, Bertrand Bali Kemba; Freddy Michael Guele-Gongassoua eet Armel Sayo, por corrupção e pertença aos grupos armados.

Segundo o partido  Kwa na Kwa (KNK), o tribunal constitucional informou que pelo facto de François Bozizé estar sob sanções da ONU, inviabiliza a sua candidatura. A ONU nao reagiu oficialmente ao anúncio.

Contactado pela revista “Jeune Afrique”, o representante da MINUSCA na RCA, o senegalês Mankeur Ndiaye, disse seguir de perto a situação.

Os mesmos argumentos já tinham sido apresentados sexta-feira, 27 de Novembro, para rejeitar várias candidaturas às presidenciais e legislativas.

Bozize, que vivia no exílio desde o seu derrube em 2013, regressou ao país a 16 de Dezembro de 2019, tendo rapidamente reconquistado o seu prestígio na cena política centro-africana, antes de, em Julho, se ter declarado oficialmente candidato presidencial.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!