InícioEm DestaquePGR protege alegado narcotraficante libanês

PGR protege alegado narcotraficante libanês

Abdul Hamid Assi, cidadão libanês expulso de Angola em 1996, por suspeitas branqueamento capitais, goza de protecção da PGR, situação que tem provocado apreensão no sector judicial angolano.

Segundo a Newsletter África Monitor, o referido cidadão  reentrou no país em data incerta, com novo passaporte. Em 2015, durante a vaga de afastamento de estrangeiros suspeitos de actividades ilícitas, foi novamente expulso, mas regressou em 2016, não tendo desde então sofrido sanções ou impedimentos.

De acordo com a fonte,  desde 2020 não há registo de entradas e saídas do país, apesar de diversas deslocações ao estrangeiro, suspeitando-se que beneficia de protecção de agentes de polícia de fronteiras, para evitar ser expulso.

O mesmo encontra-se há vários anos sob vigilância, sobretudo das autoridades dos EUA, por suspeitas de envolvimento no narcotráfico e branqueamento de capitais.

Hamid Assi tem movimentado quantias avultadas de divisas estrangeiras provenientes do Banco Nacional de Angola (BNA), recorrendo a linhas para importação de bens alimentares: importa farinha do Líbano, mas previamente comprada em Itália e outros países; sendo o montante pago pelo produto na origem mais baixo do que as divisas entregues pelo BNA e pagas ao Líbano, a diferença permite reter neste país quantias avultadas. Numa recente operação, conforme apurado, terá retido no Líbano perto de USD 2 milhões, de USD 3 milhões disponibilizados pelo BNA.

Além de importador, assume-se também como investidor em fábricas (massas, bolachas e óleos alimentares), o que também permitirá aceder a divisas e benefícios, nomeadamente fiscais.

Considerada evidência da protecção de que goza em altas esferas judiciais, recentemente,  a Procuradoria-Geral da República interveio em seu favor num conflito sobre o controlo e uma moageira de Luanda, que o opõe a um empresário libanês.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!