InícioOutros DestaquesPetrolíferas apoiam desminagem em Benguela

Petrolíferas apoiam desminagem em Benguela

As petrolíferas British Petroleum (BP), a angolana Sonangol e a  ENI (Itália), em parceria com o governo britânico, levam a cabo um projecto de apoio a desminagem de quatro campos no bairro da Graça, arredores da cidade de Benguela, no município do Caimbambo e um campo no Balombo.

Até à data, quinze minas anti-pessoais foram já detectadas e destruídas, no município do Balombo  por um grupo de 15 mulheres afectas à ONG “The Halo Trust”.

Segundo à Angop, o referido campo minado, com uma extensão de 48 mil 762 metros quadrados, outrora utilizado na prática agrícola, deverá ser entregue às autoridades do Balombo até ao final deste mês.

De acordo com a  supervisora do grupo, Esperança Nimba, muito provavelmente os camponeses retomarão a sua actividade, após a sua entrega formal à administração municipal.

“Desde o início dos trabalhos, em Novembro de 2020, já detonamos outras nove minas anti-pessoais e continuamos a pesquisar se ainda restou algum engenho explosivo”, revelou a supervisora.

Esperança Nimba, com quatro anos de experiência, afirmou que o trabalho tem corrido sem acidentes ou incidentes, devido ao cumprimento escrupuloso dos procedimentos da Organização Não Governamental britânica “The Halo Trust”, criada em 1988.

O projecto, envolvendo 100 mulheres especialistas em desminagem, para a província de Benguela, foi concebido em 2017 e só termina em 2025. “O projecto poderá estender-se a outras províncias do país, em função dos resultados que conseguirmos”, afirmou a coordenadora Claire Lovelice.

Na província de Benguela, estão identificados 40 campos minados.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!