InícioPerfilPerfil: Josefa Sacko, Comissária da UA para agricultura, economia azul e ambiente

Perfil: Josefa Sacko, Comissária da UA para agricultura, economia azul e ambiente

Josefa Leonel Correia Sacko, é engenheira agrónoma de formação, economista e diplomata angolana.

Foi Secretária-Geral da Organização Inter-africana do Café durante 13 anos. Em 2017, foi eleita Comissária para a Agricultura e Economia Rural pela União Africana. Em 2019, foi eleita uma das 100 Pessoas Mais Influentes na Política Climática em 2019 pela Apolitical, uma das 100 Mulheres Africanas Mais Influentes em 2019, pela Avance Media e, também nesse ano, foi distinguida com o Prémio Reconhecimento, pelo Fórum Crans Montana.

Em 2020, foi nomeada membro do Comité de Honra do Fórum Crans Montana,composto por Philippe Douste-Blazy, subsecretário-geral das Nações Unidas, Vaclav Klaus, ex-presidente da República ChecaPeter Medgyessy, ex-Primeiro-Ministro da Hungria, Stefano Manservisi, director-geral de Cooperação e Desenvolvimento Internacional da Comissão EuropeiaPetre Roman, ex-primeiro-ministro da Roménia e Cheick Modibo Diarra, ex-Primeiro-Ministro do Mali.

Durante o seu mandato de 13 anos à frente da Organização Inter-africana do Café, advogou pelo empoderamento dos pequenos agricultores, estabeleceu Centros Regionais de Excelência para a Capacitação dos Estados-membros, ao nível da Conservação de Material Genético, Melhoramento da Qualidade do Café, na Costa do Marfim, Uganda, nos Camarões e na Zâmbia.

Sacko também t foi consultora noutras instituições regionais e mundiais, dos quais se destacam a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), o Banco de Exportação e Exportação Africano (AFREXIMBANK), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), e para o programa da União Africana Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).

Como parte da sua missão de advocacia pelo empoderamento de género e pelo fortalecimento do papel dos pequenos agricultores em África, Sacko trabalhou com Comunidades Económicas Regionais, tais como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS) e a Comunidade da África Oriental (EAC).

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!