InícioEm DestaquePaíses ricos estão a açambarcar vacinas contra Covid - 19

Países ricos estão a açambarcar vacinas contra Covid – 19

Nações mais ricas compraram vacinas em número suficiente para vacinar três vezes a sua população. Em contrapartida, em 67 países mais pobres apenas 1 em 10 pessoas poderá ser vacinada.

O fosso é enorme. Se as economias mais sólidas estão a encomendar doses de vacinas suficientes para vacinar três vezes a sua população contra a Covid-19, há 67 países onde os medicamentos disponíveis só garantem a vacinação de uma em cada dez pessoas.

As contas são da People’s Vaccine Alliance e indicam ainda que mais de metade das vacinas (53%) estão encomendadas pelas nações mais ricas do planeta, as mesmas que representam apenas 14% da população mundial.

Entre os países que só garantem a vacinação de uma em cada dez pessoas estão o Quénia, Myanmar, Nigéria, Paquistão e Ucrânia, que juntas têm quase 1,5 milhão de contágios acumulados.

É por isso que  People’s Vaccine Alliance, uma rede de organizações onde se inclui a Amnistia Internacional, a Oxfam e a Global Justice Now, entre outros, fala em “açambarcamento” de vacinas. O Canadá, por exemplo, garantiu já doses suficientes para vacinar 5 vezes cada um dos seus cidadãos.

Os números da People’s Vaccine Alliance revelam que todas as doses da Moderna foram encomendadas por países ricos, valor que desce ligeiramente, para 96%, no caso do medicamento da Pfizer e BioNTech, a vacina que começou a ser administrada esta terça-feira no Reino Unido.

Já a parceria Oxford e AstraZeneca comprometeu-se a fornecer mais de metade das suas doses (64%) a países em desenvolvimento, embora também tenha fechado negócios com a China e a Índia, por exemplo.

A Organização Mundial de Saúde criou o programa Covax para garantir que os Estados signatários têm um acesso equivalente às vacinas, garantindo vacinas para profissionais de saúde e forças de segurança e, de seguida, para 20% da população. Para muitos países em desenvolvimento esta é a única solução possível.

Observador

 

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!