InícioPerfilMilton Barros: Das quadras do basquetebol para a Polícia Nacional

Milton Barros: Das quadras do basquetebol para a Polícia Nacional

Milton Barros é um talento conhecido nas quadras do basquetebol  angolano e não só, mas é, actualmente, na Polícia Nacional de Angola, que o ex-basquebolista faz os “passes” e “dribles” em prol da nação.

Com cinco anos na corporação “azul”, o Subinspector – Milton Barros é o chefe de Secção de Cultura Recreação e Desporto do Departamento de Educação Patriótica da Polícia Fiscal Aduaneira, onde o basquetebol continua a ser o seu apanágio.

Milton Lourenço Rosa Barros, nasceu na província de Cabinda, no município de Cacongo, em 1984, e dedicou 23 anos como profissional no basquetebol nacional, com passagens pelo Petro de Luanda, Libolo e  Atlético Sport Aviação (ASA), clube onde encerrou a carreira em 2019.

Esteve presente em vários campeonatos internacionais da modalidade, com destaque para o ano de 2008, altura em que participou na China, nos jogos Olímpicos, e em 2012, na Venezuela, onde jogou no Torneio Pré-Olimpico.

Milton Barros já ergueu trofeus dos Afrobasket’s 2007, em Angola, e 2013, na Costa do Marfim.

Milton Barros participou igualmente na conquista de um campeonato pan-africano e participou também em campeonatos de clubes, nos quais conquistou três títulos nacionais, oito taças de Angola, quatro supertaças, dois africanos de clubes e um título internacional de campeão nacional de juniores A, pelo clube Monção Basquetebol de Portugal.

Nos títulos individuais, o basquetebolista conquistou, dentre vários, dois títulos: o  5° ideal do africano de clubes e MVP do africano de clubes.

Encerrou a carreira como basquetebolista profissional no dia 01 de Maio de 2019, no terceiro jogo das meias finais dos Playoffs em que a sua equipa perdeu pela terceira vez consecutiva a melhor de seis partidas, diante do 1° D’Agosto por 67-89.

O basquetebolista deu tudo de si em campo, em prol do desporto nacional, por isso lhe é válido também o título de embaixador da “Shirt Sport”.

Trata-se de um talento da Polícia, que estará sempre ligado ao desporto para emprestar todo o seu saber e experiência às gerações vindouras.

A paixão pela farda levou ao craque do basquetebol angolano a formular um pedido de ingresso às fileiras da Polícia Nacional em 2011, petição aceite em 2014, pelo então Comandante-Geral da Polícia Nacional de Angola, Ambrósio de Lemos Freire dos Santos, tendo, um ano depois, participado de um concurso público que o permitiu começar a instrução em 2015.

“O desporto passou a ser um objectivo secundário e a corporação um objectivo primário”, finalizou o talentoso Milton Barros, que agora “incesta” na “quadra de jogos” da Polícia Nacional de Angola.

Texto: Polícia Nacional 

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!