InícioLifeStyleMais de quinhentos mil utilizadores em Angola foram afectados no ataque ao...

Mais de quinhentos mil utilizadores em Angola foram afectados no ataque ao Whats App

Em Angola mais de 500 mil registos foram afetados. Nos últimos quatro dias, os ficheiros, que incluem códigos de marcação internacional e foram postos à venda pela primeira vez, estão agora a ser distribuídos livremente entre os hackers.

A Check Point Research analisou os ficheiros roubados ao WhatsApp na Dark Web e encontram-se mais de quinhentos mil registos angolanos disponíveis para venda.

A empresa, especializada em cibersegurança a nível mundial, “analisou os arquivos relacionados com os dados de usuários do WhatsApp que se encontram à venda na Darknet, e revelou que a fuga contém 360 milhões de números de telefone de usuários do WhatsApp de 108 países”.

A Check Point Research adiantou ainda que “encontrou um aumento nos ataques de ‘phishing’ por volta da época de férias, com um aumento de 17% nos e-mails maliciosos durante a Black Friday e a Cyber Monday”.

Após a fuga de dados do WhatsApp, e dada a época do ano, a consultora deixou algumas recomendações de segurança.

“Certifique-se de que o remetente é de confiança”, referindo-se, aconselhando os consumidores a “nunca clicar em ligações de remetentes desconhecidos”, sendo que “se não tiver o número atribuído a um contacto conhecido e não conseguir verificar a sua identidade, bloqueie imediatamente o número”.

A Check Point Research indicou ainda que “se a ligação dentro de uma mensagem WhatsApp aparecer para se ligar a um serviço legítimo que deseja utilizar”, o consumidor deve ir “diretamente para o site da empresa para procurar os produtos e negociar transações”.

“Não clique em ligações suspeitas”, apelou, destacando que, “se o URL na mensagem parece suspeito, é provável que o seja” e pedindo para não encaminhar “essa mensagem para evitar a divulgação de ligações maliciosas a amigos e familiares”.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!