InícioBusiness IntelligenceLundas criticam nomeação do grupo técnico de gestão do projecto Luaxe

Lundas criticam nomeação do grupo técnico de gestão do projecto Luaxe

Com Luanda a intensificar a pressão sobre a Endiama para que o ambicioso projecto do diamante Luaxe entre em funcionamento o mais rapidamente possível, a estatal montou uma equipa técnica encarregada de acelerar o processo.

Segundo o site África Intelligence, a situação não agradou a comunidade Chokwe, já que nenhum nativo foi nomeado para a equipa de especialistas.

A mina de Luaxe, que dista a 25 quilómetros de Catoca, cujo início de exploração estava previsto para 2018, terá 100 hectares e uma profundidade de 400 metros, podendo vir a produzir 350 milhões de quilates.

No passado dia 6 de Outubro, o presidente do conselho de administração da Endiama, Ganga Júnior, nomeou um grupo técnico de gestão do projecto diamantífero de Luaxe, situado na província da Lunda Sul.

A nomeação deste grupo técnico surge na sequência da aprovação pelo Titular do Poder Executivo da nova outorga de direitos mineiros para a concessão do Luaxe, através do decreto presidencial 192-A/20, de 23 de Julho.

O grupo técnico de gestão do projecto, coordenado pela direcção da Endiama Mining, é integrado por Pedro Inácio de Azevedo Velasco Galiano, como director de Operações Mineiras, Rómulo Angelino Mucase, sub-director para Produção, Tinta Manuel Vunda, director para Prospecção Geológica e Desenvolvimento, e António Dias Duarte,  sub-director para Planeamento e Serviços.

Esse grupo técnico de gestão será assessorado por Telírio Pinto Júnior (consultor financeiro) e Diosínio Lourenço Bernardo Neto (consultor tecnológico).

Até 2018, foram investidos no Luaxe, desde o início da prospecção geológica mineira, cerca de 114 milhões e 400 mil dólares americanos.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!