InícioBusiness IntelligenceIsabel dos Santos avança com acção contra Banco de Portugal

Isabel dos Santos avança com acção contra Banco de Portugal

Isabel dos Santos avançou com uma acção administrativa contra o Banco de Portugal (BdP), num processo relacionado com o EuroBic.

A empresária angolana tem uma participação maioritária nesta instituição financeira, que foi arrestada pela Justiça devido ao caso Luanda Leaks, e em relação à qual abdicou dos direitos de voto.

Foi esta segunda-feira que a ação deu entrada no Tribunal Administrativo de Lisboa, de acordo com o portal Citius. O regulador liderado por Mário Centeno surge como réu e como contrainteressados estão o EuroBic, mas também a Santoro e a Finisantoro, as duas empresas através das quais Isabel dos Santos tem uma participação de 42,5% na instituição financeira.

Estas três entidades também surgiram como contrainteressadas numa ação cautelar que Isabel dos Santos interpôs contra o BdP, como avançou o Expresso em outubro. Tanto nesse processo como neste, que entrou agora a 4 de janeiro, não foi possível apurar os seus fundamentos.

O Negócios contactou a assessoria da empresária, bem como o regulador, mas não obteve resposta até ao fecho da edição.

A posição da empresária no EuroBic está à venda desde janeiro de 2020, tendo sido depois arrestada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal. Isto após o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação ter revelado mais de 715 mil ficheiros que detalham alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido (que faleceu no final de outubro), que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais.

Negócios 

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!