InícioBusiness IntelligenceIndianos do Noble Group são apontados como futuros donos do Kero e...

Indianos do Noble Group são apontados como futuros donos do Kero e do Candando

Os indianos da Noble Group, SA são apontados como futuros donos do Kero e do Candando.

Mas não são os únicos: Newaco Grupo Lda está, também, na corrida para a gestão das duas cadeias de supermercados, até pouco tempo, tidas como líderes na cadeia de distribuição de alimentos.

Estes dois grupos desdobram-se em contactos permanentes com autoridades angolanas, a pretexto da sua larga experiência no mercado nacional, onde operam há sensivelmente vinte anos, em treze das 18 províncias do país.

Quer o Noble Group, SA, bem como a Newaco, estariam a montar fortes lobbys junto do Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, para mobilizar apoios, apesar da existência de uma comissão criada encarregue de negociar os activos sob tutela do Estado.

Entre uma e outra proposta, no entanto, as autoridades vêm-se pressionadas, e pouco à vontade de negociar em vantagem,  o actual momento do Kero e do Candando.

Aliás, o Kero atravessa tempos difíceis: as prateleiras praticamente vazias, há escassez de tudo um pouco, ou seja, as lojas estão às moscas, um cenário que ocorre após o grupo Zahara ter passado à esfera do Estado.

O mesmo se repete com Contidis Ltda, até então gestora da cadeia de supermercados Candado, que tinha pretensão de encerrar 50 % das suas lojas e prévia demitir metade da mão-de-obra em número 1000 empregados.

É perante o actual quadro, que a Noble Group, SA, e Newaco disputam esse  importante nicho de mercado, do qual fazem parte os principais  players como Score Distribuição SA, detentor do Diskontão e Casa dos Frescos, Shoprite Holdings Ltd, Teixeira Duarte – Max, Webcor SA-Angolissar, Refriango SA, proprietário da Mega & Cary, entre outros.

Num ano pré-eleitoral, mais do que investimentos financeiros,  a que ambos grupos se propõe realizar, há que  preservar o número de empregos, algo deverá pesar na balança na hora da decisão entre os indianos.

Sob auspícios do grupo Zahara, o Kero era constituído unicamente por capitais angolanos e apareceu no mercado há dez anos, sendo a cadeia de distribuição com os preços mais baixos do mercado nacional, enquanto a congênere do Candado é vista  para um segmento mais abastado em face da alta de preços.

Já  Newaco Grupo Lda é o principal líder importação e distribuição de alimentos congelados em Angola, tendo surgido em 1998, ao passo que Noble Group SA apresenta uma carteira diversificada desde imóveis, importação e distribuição de produtos FMGC, automóveis, alimentos congelados e produtos farmacêuticos.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!