InícioBusiness IntelligenceGoverno paga mais de 700 mil dólares para estudo de viabilidade do...

Governo paga mais de 700 mil dólares para estudo de viabilidade do terminal petrolífero da Barra do Dande

As autoridades angolanas reservaram  757 mil dólares dólares para a contratação de um consultor para a realização de estudos de viabilidade económica e financeira do projecto do terminal petrolífero da Barra do Dande.

Anteriormente, em Junho, foi constituída uma Comissão Interministerial  chefiada pelo poderoso ministro da coordenação económica, Manuel José Nunes Júnior.

O objectivo da instalação é criar uma reserva estratégica de combustíveis a 65 km a norte da capital Luanda.

Segundo apurado, todo o progresso no projecto estimado em 600 milhões de dólares foi interrompido repentinamente em agosto de 2016, quando a queda do preço do petróleo agudizou a situação financeira do país.

As coisas complicaram-se ainda mais, quando a Atlantic Ventures, uma empresa associada a Isabel dos Santos, viu o contrato ser revogado em 2018 e avançou, na altura, com um processo contra o Estado angolano.

O projecto da Barra do Dande (província do Bengo), prevê a construção de uma base de armazenamento e recepção de produtos derivados de petróleo.

A construção da infraestrutura estava anteriormente estimada em 1.500 milhões de dólares e iria ser desenvolvida pela Atlantic Ventures.

O projecto foi entregue a  Ahmed Bin Dalmook al-Maktoum, um primo do emir do Dubai que assinou um memorando de entendimento em novembro de 2019 com a Sonangol  para ajudar a financiar o projecto.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!