InícioBusiness IntelligenceFundo Soberano gasta 1,4 milhões USD em obras na nova sede

Fundo Soberano gasta 1,4 milhões USD em obras na nova sede

O Fundo Soberano de Angola (FDESA) vai gastar 1,4 milhões USD para obras de adequação de três pisos das instalações da sua nova sede, revela o Jornal Mercado.

Segundo a fonte, a nova sede esta localizada no edifício Imob Business Center, na rua Major Kanhangulo, em Luanda.

De acordo ainda com a fonte, as obras estão estimadas em 884,3 milhões Kz, segundo o “Concurso Limitado por Prévia Qualificação N.º1/2021” estampado no Jornal de Angola de 6 de Abril, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 117.º e do anexo VI da Lei n.º 41/20, de 23 de Dezembro .

Sujeito a celebração de um contrato público, o concurso está vetado à participação de entidades estrangeiras, cujo prazo de execução do mesmo é de seis meses. Contactado pelo Mercado, o Chefe do Departamento de Contabilidade, Finanças e Património do FDESA, Valdmiro Massibo, justifica a nova sede como medida de “cortar custos” na medida em que até agora o fundo não tem instalações próprias. “Desde 2012 ainda não temos uma sede Valdmiro Massibo adiantou que o valor do contrato deverá ser negociado com as empresas concorrentes ao concurso, o que não significa que o custo da obra será o
montante estimado.

“Está-se diante do tecto máximo do contrato mas não quer dizer que as obras vão, exactamente, custar aquele valor. O FDESA vai negociar a melhor proposta”, explicou.

O Mercado apurou que o Fundo Soberano já gastou num período de sete anos cerca de 2,9 milhões USD (1,8 mil milhões Kz) com arrendamentos da sede onde funciona. Ou seja, trimestralmente o FDESA gasta 63,6 milhões Kz e anualmente mais de 254 milhões Kz, de acordo com cálculos do Mercado.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!