InícioEm DestaqueFinanças sai em defesa de suposto funcionário "mixeiro"

Finanças sai em defesa de suposto funcionário “mixeiro”

O Ministério das Finanças, repudiou em Comunicado,   informações  postas a circular que acusam um assessor do Secretário de Estado do Tesouro de ter alegadamente facilitado pagamentos de dividas a uma construtora portuguesa em troca de contrapartidas.

O Ministério das Finanças diz no comunicado que tais informações visam atacar a honra e o bom nome de funcionários engajados na gestão do processo de regularização de atrasados da dívida comercial.

Segundo o comunicado, a observância ao seu firme compromisso com as regras da transparência, as Finanças tem vindo a publicar regularmente no seu portal – www.minfin.gov.ao, “relatórios de regularização dos atrasados, onde são divulgados os dados sobre os valores reclamados, valores certificados e valores pagos, entre outros, sendo que, a lista de empresas beneficiárias dos processos de regularização é demasiado abrangente e inclusiva, seja com entidades nacionais seja com estrangeiras.

De acordo com o portal Club-k, Carlos Vasconcelos que foi colega de universidade da ministra das finanças Vera Daves Sousa na Universidade Católica de Angola e ambos trabalharam juntos na Comissão de Mercados e Capitais, passou a coordenar o Grupo Técnico de Apoio ao Credor do Estado. Foi-lhe também transferido competências sobre pagamentos da divida pública.

O mesmo é conotando a um “grupo interno” que cobrava 30% do valor das dividas as empresas, em troca de aceleração dos pagamentos.

São-lhe atribuídos a compra a pronto pagamento de um apartamento no condomínio “Rosalinda” e um outro na “Marginal”, gerando desconfianças de que poderiam ter beneficiado de contrapartida da construtora Casais que ele havia “ajudado” a receber divida do Estado.

As suspeitas de suborno aos funcionários envolvidos no processo da dívida pública são antigas. Em 2017, Ciel de Aguiar da Conceição Cristóvão, na altura Director da Unidade de Gestão da Dívida Pública, foi acusado de cobrar luvas às empresas para pagamento da Dívida do Estado Angolano.

O informe citava que da parte da Associação Empresarial de Portugal, aumentava o clima de pessimismo sobre mercado angolano no seio das empresas portuguesas e estrangeiras nos últimos tempos, derivado de posturas menos cordatas e profissionais dos quadros do Ministério das Finanças da República de Angola.
Dizia  que os empresários portugueses queixavam-se das comissões exigidas por  Ciel de Aguiar da Conceição Cristóvão, que chegaram a 40% do valor em dívida das autoridades angolanas as empresas.
Ciel de Aguiar da Conceição Cristóvão, condicionava, supostamente,  o pagamento dos atrasados das empresas pelo Tesouro do MinFin, ao depósito antecipados de 40% do valor em dívida pelo estado angolano em contas de empresas suas no BPC, BAI, BIC, BCI, BANC, SOL, KEVE e em offshores.
Outro funcionário das Finanças acusado em receber supostas comissões, é o antigo secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República, Carlos Panzo.
Panzo que foi Director da Dívida Pública esteve a ser investigado na sequência de uma denúncia em como teria recebido comissões no valor total de 11 milhões de dólares, pagos pela Odebrecht, em várias tranches, através de uma conta bancária na Suíça.

Carlos Aires da Fonseca Panzo foi inicialmente detido em Espanha em setembro do ano passado a pedido da PGR angolana.

O caso Odebrecht é uma investigação iniciada pelo Ministério da Justiça dos Estados Unidos, juntamente com outros 10 países latino-americanos, sobre a construtora brasileira Odebrecht Essa empresa teria, nos últimos 20 anos e para obter contratos de direito público, subornado e feito pagamentos a Presidentes, ex-Presidentes e autoridades governamentais em 12 países: Angola, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru, República Dominicana, Estados Unidos e Venezuela.

 

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!