InícioBusiness IntelligenceDubai Ports World fica com o terminal do Porto de Luanda

Dubai Ports World fica com o terminal do Porto de Luanda

A Comissão de Avaliação do Concurso Público Internacional, reunida, em Luanda, propôs ao Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, a concessão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda a empresa DP World, Limited.

Segundo apurado, em resultado da avaliação efectuada, foi classificada em primeiro lugar a proposta apresentada pela DP World, Limited que se revelou a proposta que globalmente melhor satisfaz o interesse público.

De acordo a avaliação final, a proposta apresentada pelo concorrente DP World, Limited tem como como características um Valor Actual de pagamentos à Concedente superior a USD 440 milhões, com referência ao ano de 2020.

Ao longo do prazo da Concessão, estes pagamentos irão representar um valor à Concedente superior a USD 1.000 milhões, dos quais USD 150 milhões na data de assinatura do Contrato de Concessão, como prevê o regulamento.

Consta ainda a execução de um ambicioso plano de investimentos num valor superior a USD 190 milhões a realizar ao longo dos 20 anos da Concessão dos quais mais de 70% serão efectuados com recurso a incorporação nacional. O plano de investimentos compreenderá a reabilitação da infraestrutura física do cais do TML, realização de obras civis necessárias para implementar um novo plano de planta do TML, reabilitação e aquisição de equipamentos que permitirão a transicção da operação do TML para uma operação alicerçada em gruas RTG em linha com as melhores práticas internacionais, bem como a criação de uma plataforma logística externa que permitirá atingir um volume de tráfego objectivo de 700.000 TEUS/ano suportado por um moderno sistema de gestão portuário.

Apesar de entrar uma nova empresa na gestão do Terminal Multiusos do Porto de Luanda, a manutenção dos postos de trabalho estão assegurados, devendo ser implementado um arrojado plano de treino e formação, visando, em especial, a garantia de formação e capacitação dos trabalhadores afectos ao terminal, bem como a inserção de quadros nacionais de nível médio e superior nas diferentes áreas da futura Concessionária e na estrutura de decisão da mesma, conforme previsto na legislação em vigor sobre investimento privado e fomento do trabalho nacional.

A Dubai Ports World é uma empresa de logística multinacional dos Emirados Unidos. É especializada em logística de cargas, operações de terminais portuários, serviços marítimos e zonas de livre comércio.

Fundada em 1999, a Dubai Ports International viu o Seu primeiro projecto a ser desenvolvido em Jeddah, na Arábia Saudita, colaborando com um parceiro local na gestão e operação do Terminal de Contentores Sul (SCT).

Depois da Arábia Saudita, passou a desenvolver operações nos portos de Djibouti em 2000, Vizag, Índia em 2002 e Constanta, Romênia em 2003.

Em janeiro de 2005, adquiriu o CSX World Terminals. Foi mais tarde, em setembro de 2005,  fundiu-se oficialmente com a Dubai Ports Authority para formar a DP World. A rápida expansão por meio de aquisições continuou em março de 2006, quando a DP World adquiriu a quarta maior operadora de portos do mundo, P&O por £ 3,9 bilhões.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!