InícioEm DestaqueCovid-19: Inicio da vacinação está atrasado

Covid-19: Inicio da vacinação está atrasado

Angola espera que as primeiras vacinas contra a Covid- 19 cheguem ao país no final de março, início de abril.

Em declarações à TSF, Jeremias António, médico pediatra angolano e mestre em saúde pública, conta que o inicio da vacinação já está atrasado.

“O nosso plano deveria dar início de vacinação agora em fevereiro, dia 15, mas estamos a ter muitas dificuldades na aquisição de vacinas. As vacinas que vamos agora utilizar serão da Johnson and Johnson, que estão a ser produzidas na África do Sul, e depois é quevamos ver se seremos beneficiados em que quantidades pelo mecanismo Covax”, sustenta.

O plano de vacinação em Angola já está definido e na primeira etapa 20% da população será vacinada: ” Serão 95% das pessoas com mais de 40 anos e, depois, 100% de pessoal de saúde e pessoal de outras áreas com elevado risco de exposição. Rondará em torno de 6.419.534 pessoas”, explica Jeremias António.

Portugal anunciou esta quinta-feira que vai enviar para os PALOP e Timor Leste 5% das vacinas que comprar.

Jeremias António conta que a notícia foi recebida com surpresa em Angola: “Não contávamos que pudesse haver esse gesto por parte de Portugal, porque sabemos que a situação está um pouco mais complexa do que aqui.”

Desde final de novembro do ano passado que a Covid-19 está a desacelerar em Angola. No país o sistema de saúde nunca esteve sob pressão.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!