InícioEm DestaqueChefe da diplomacia angolana prepara em Paris viagem de Macron a Luanda

Chefe da diplomacia angolana prepara em Paris viagem de Macron a Luanda

Durante uma viagem a Paris entre 20 e 22 de abril, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Tete António, encontrou-se com o Presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu durante mais de uma hora, revela o África Intelligence.

De acordo com a fonte, ambos falaram da cimeira França-África que terá lugar na França no dia 18 de Maio do corrente ano e à qual se espera a presença do Presidente João Lourenço.

Outro tema abordado durante o encontro foi a visita prevista de Macron a Angola este ano. Ainda não há data definida, mas a viagem poderá decorrer na sequência da visita do presidente francês ao Ruanda nas duas últimas semanas de Maio, ou mais tarde no Outono, no âmbito de uma viagem mais alargada pela região que incluiria Angola e RDC. É esta última opção que se encontra presentemente a favor, ainda que venha atrasar a visita de Macron a Luanda, inicialmente prevista para Maio de 2020, por mais alguns meses.

Tete António, que viajou com o chefe do Serviço de Inteligência Externa,  General José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”, também encontrou-se com o seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian.

O tema do Tchad também surgiu em Paris, quando Tete António soube da morte de Idriss Déby no dia da sua chegada a Paris. Tal como o Tchad, Angola é membro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e sempre teve uma relação complicada com o falecido presidente Idriss Deby.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!