InícioEm DestaqueCaso Cabinda coloca de costas voltadas João Lourenço e Denis Sassou Nguesso

Caso Cabinda coloca de costas voltadas João Lourenço e Denis Sassou Nguesso

Um alegado clima de mal-estar entre os presidentes de Angola e da República do Congo, tem ganhado força nos últimos dias.

Os relatos provenientes principalmente da imprensa internacional, indicam que os esfriar das relações entre os governos dos dois países,  é devido à questão de Cabinda.

Segundo a Newsletter África Monitor, tropas angolanas têm entrado no território vizinho em missões de perseguição de elementos da FLEC, que usam o Congo como local de refúgio, situação que tem gerado protestos das populações.

De acordo com a fonte, as autoridades angolanas associam certos pronunciamentos de Sassou Nguesso a favor da paz em Cabinda a uma vontade do mesmo em  intrometer no problema de Cabinda.

A newsletter editada na europa recorda que Angola é o único país africano cuja soberania se estende a uma “dependência”, conforme definição aplicada a um território sem contiguidade com aquele em que está situada a autoridade central. Este facto e as condições em que o território de Cabinda foi liminarmente integrado e m Angola, sem observância do seu antigo estatuto de protectorado, são passíveis de vir a dar lugar noutros países africanos de sentimentos de simpatia para com a causa independentista.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!