InícioEm FocoBrasil trata a IURD como se fosse empresa estratégica

Brasil trata a IURD como se fosse empresa estratégica

O jornal brasileiro O Globo noticiou recentemente que o país colocou em sigilo 68 telegramas sobre a IURD trocados entre a embaixada do Brasil em Luanda e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), no período entre janeiro de 2018 e setembro de 2020.

Na avaliação do professor de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) David Magalhães, o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores brasileiro), costuma proteger o sigilo de empresas com quem mantém relações e que são consideradas estratégicas para o país.

“O Itamaraty só consegue alegar que vai cobrir de sigilo uma informação sobre terceiros vinculados a ele se entender que a empresa cumpre uma função estratégica e que a veiculação das informações podem colocar em risco não apenas interesses comerciais da empresa, mas também interesses do próprio Itamaraty. São questões sensíveis que o Itamaraty reputa como de segurança nacional”, referiu David Magalhães.

“A única hipótese plausível para o Itamaraty cobrir de sigilo as informações sobre a actuação da Igreja Universal é esta. Tratar a igreja como se fosse uma empresa estratégica”, afirmou.

“Acho estranho incluir sigilo em documentos que dizem respeito à actuação de uma igreja num país estrangeiro. Não são documentos de interesse nacional que envolvem questões de defesa”, acrescentou.

O diplomata Paulo Roberto de Almeida, ex-diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (Ipri) do Itamaraty, que atualmente trabalha na Divisão de Arquivo do ministério, concorda que impor sigilo sobre os telegramas não foi uma ação normal.

“Não é normal que assuntos de igrejas brasileiras no exterior estejam cobertos por segredo porque não há nenhum interesse do Estado brasileiro numa atividade que é puramente de interesse privado”, defendeu.

DW África

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!