InícioEm DestaqueBanana Island: Um paraíso bilionário

Banana Island: Um paraíso bilionário

Banana Island,  é uma pequena ilha construída  pelo homem no bairro de Ikoyi, em Lagos.

Concluído em 2000, é um paraíso bilionário povoado pelas famílias mais ricas e conhecidas da Nigéria,  que saboreiam a sua atmosfera tranquila e pacífica longe do clamor e das multidões de Lagos, a maior cidade e centro financeiro do país.

A ilha cheia de areia de 1,63 milhões de metros quadrados fica a pouco mais de 8 km a leste da Praça Tafawa Balewa, o coração comercial  de Lagos.

Como no resto do país, os preços dos imóveis na Ilha da Banana são baseados no valor do terreno, que segundo Roberta Nouboue, directora-gerente da Madingwa Real Estate, é de NGN400.000 (US$ 1.101 por metro quadrado).

Os preços das casas isoladas, que raramente chegam ao mercado porque não há muitas na ilha, começam em NGN1 bilhões (US$ 2,75 milhões). A listagem mais cara agora no mercado, NGN5 bilhões, é para uma casa de seis quartos separada em 2.600 metros quadrados de terra.

A ilha também possui três empreendimentos: Ocean Parade Towers, Bella Vista Towers e Lakepoint Apartments.

Dos três condomínios, o Ocean Parade é considerado de primeira linha,  por causa das suas muitas comodidades, que incluem quadras de tênis, uma piscina olímpica, duas academias e áreas infantis.

Como planeeado originalmente, a Ilha da Banana seria um enclave exclusivo de propriedades separadas de uma única família divididas em 535 lotes de propriedades que variavam de 1.000 a 4.000 metros quadrados. As alturas das casas seriam limitadas em três andares.

As primeiras casas foram construídas no lado sul da ilha, mas à medida que os preços das terras dispararam ao longo dos anos, grandes empreendimentos de condomínios foram construídos no lado norte, que também abriga o corredor comercial da área. Há três arranha-céus de uso misto — o Adunola, o mais antigo, e o Lakepoint Towers e Desiderata, que foram construídos nos últimos dois anos.

“As primeiras casas que foram construídas estão nos estilos tradicionais britânicos e Dubai”.

Além das pessoas mais ricas da Nigéria, a Ilha da Banana atrai uma variedade de ex-pats dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Líbano, Índia e França. Eles trabalham para multinacionais, bem como para a mega operadora de rede móvel Etisalat Nigéria; Airtel Nigéria, fornecedora de serviços móveis pré-pagos, pós-pagos e 4G; Ford Foundation Nigéria, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover o bem-estar humano; e o escritório de advocacia de Olaniwun Ajayi & Co., que todos têm sede lá.

Mike Adenuga, o bilionário dono da Globacom, a segunda maior operadora de telecomunicações do país e da empresa de exploração de petróleo Conoil, vive na ilha, de acordo com a Sra. Nouboue e publicou relatórios.

Assim, de acordo com relatórios publicados, Iyabo Obasanjo, filha do ex-presidente Olusegun Obasanjo; Sayyu Dantata, filho de Alhassan Dantata, que, quando morreu em 1955, era um dos homens mais ricos da África Ocidental; Kola Abiola, filho do empresário/político MKO Abiola; gêmeos idênticos Peter e Paul Okoye, também conhecido como P-Square, a dupla nigeriana de R&B; e a mega-blogueira nigeriana Linda Ikeji.

Quando a Ilha das Bananas foi construída há quase duas décadas, não havia outro lugar de luxo como ele na Nigéria, mas agora tem concorrência.

Nouboue disse que Eko Atlantic City, uma comunidade de 10 distritos e 10 quilômetros quadrados de luxo que está sendo construída na Ilha Victoria em terra recuperada do Oceano Atlântico, criou uma mudança no mercado da Ilha da Banana, embora apenas os primeiros edifícios tenham sido concluídos.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!