ÚLTIMA HORA

Outros Destaques

Antigo comandante municipal de Belas começou a ser julgado por homicídio

O antigo comandante da Polícia e delegado do Ministério do Interior do município de Belas, em Luanda, o superintendente Evandro Aragão, começou a ser julgado esta quinta-feira,18, no Tribunal da Comarca de Belas, pelo crime de homicídio de dois jovens, em 2023, no município de Belas, avança  o Novo Jornal.

Segundo a fonte, o ex-comandante é ainda acusado de ter torturado uma das vítimas, antes de ordenar o seu assassinato, e também de ter mandando matar um 3º sub-chefe da Polícia Nacional, de 46 anos, afecto ao seu comando municipal.

Com o ex-comandante municipal de Belas estão a ser julgados cinco outros efectivos da Polícia, entre oficiais e agentes, pelos mesmos crimes.

Antes, o juiz da causa, António Yange, proferiu um despacho de incompetência do Tribunal de Comarca de Belas, no caso do crime de homicídio do 3.º sub-chefe da Polícia Nacional, por se tratar de um crime militar, pois o julgamento é da responsabilidade do Tribunal Militar.

Por este facto, Evandro Aragão e mais um arguido no processo, um oficial superior, serão julgados à posteriori pelo Tribunal Militar pela morte do 3.º sub-chefe.

Entretanto, segundo declarações de três agentes, arguidos no processo, as causas das duas mortes foram provocadas pelos homens do comandante, tal como atesta o resultado da autópsia realizada.

Conta a acusação que o então comandante Evandro Aragão maltratou um dos arguidos, queimando-o no braço com um cigarro aceso.

Segundo a acusação, um dos arguidos foi asfixiado até à morte com um saco na cabeça, enquanto outro foi agredido ate à morte com um bloco de cimento na cabeça.

Os corpos das vítimas foram atirados para um matagal, no município de Belas, no mês de Fevereiro de 2023.

Artigos Relacionados