O país registou, nas últimas 24 horas, 92 casos de cólera, informou, hoje, o Centro de Processamento de Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Direcção Nacional de Saúde Pública.
Segundo o comunicado do Ministério da Saúde (MINSA), dos casos notificados no país, 48 ocorreram na província de Luanda, dos quais 25 em Cacuaco, nove nos Mulenvos, cinco no Cazenga, três no Sambizanga, dois em Viana, dois em Belas, um na Maianga e um no Rangel, 38 na província do Bengo, dos quais 20 no Dande, oito no Panguila, cinco na Barra do Dande, cinco no Úcua, quatro na província do Icolo e Bengo, todos no Sequele, um na província do Cuanza-Norte, em Samba Caju, e um na província do Zaire, no Tomboco.
Nas últimas 24 horas, foram registados 3 óbitos, dois dos quais na província do Bengo, no Dande e um na província de Luanda, no município de Belas.
Actualmente, estão internadas 185 pessoas com cólera.
Desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 1.372 casos da doença, com idades compreendidas entre os 2 e 100 anos, dos quais 693 (51%) do sexo masculino e 679 (49%) do sexo feminino.
O grupo etário mais afectado é o dos dois aos cinco anos, com 228 casos e dez óbitos, seguido do grupo etário dos 10 aos 14 anos de idade, com 179 casos e três de caso de óbito.
O Ministério da Saúde (MINSA) reitera o apelo à comunidade, em caso de diarreia líquida e vómitos, a procurarem de imediato um centro de saúde mais próximo, refere o documento.
Jornal de Angola