InícioEm FocoEntrega da lista das fortunas milionárias angolanas em Portugal é "sinal encorajador"

Entrega da lista das fortunas milionárias angolanas em Portugal é “sinal encorajador”

O jurista português Rui Verde considera que a entrega a Angola da lista das fortunas angolanas em Portugal é um ato de coragem das autoridades portuguesas.

“É um sinal que Portugal está a colaborar com Angola e não tem medo de deixar investigar os vários investimentos e movimentos financeiros angolanos que existiram no passado. Este problema de investimentos, possivelmente de origem ilícita, feitos em países da Europa não é só um problema português. Portanto, Portugal está aqui a dar um sinal à Europa de muita transparência, de muita abertura e que é, nesse aspeto, muito animador”, enaltece.

Para o investigador na Universidade de Oxford, na Inglaterra, a atitude positiva das autoridades portuguesas coloca o ónus fundamental nas mãos da PGR angolana, que deve agir de forma rápida e mais intensa.

“Usando uma linguagem desportiva, neste momento a bola está em Angola. Foi em Angola que estes processos foram iniciados. É a República de Angola que tem interesse em que estes processos vão para a frente, mas também sabemos que tem havido alguma hesitação, alguma dormência, algum ziguezague nos processos contra a corrupção”, salienta.

Correio da Manhã revelou segunda-feira, que são dezenas os nomes de cidadãos angolanos que constam de uma listagem solicitada pela justiça angolana as autoridades portuguesas. Entre os mais sonantes figuram os familiares do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, radicado em Espanha.

O grosso da informação disponibilizada refere-se a Isabel dos Santos, mas também constam no documento os nomes do general Leopoldino do Nascimento “Dino”, antigo chefe da telecomunicações do Presidente da República, e de Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, antigo chefe da Casa Militar, que chegou a ter mais de 400 milhões de euros em Portugal.

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!