InícioOpinião“Novos mitos”

“Novos mitos”

Por: Justino Pinto de Andrade *

Começo a temer que as próximas gerações se venham a confrontar também no espaço, tal a velocidade que leva a corrida de alguns países em busca e conquista de outros planetas.

Aparentemente, o seu objectivo será a descoberta dos processos da formação desses astros e como todos se equilibram no nosso sistema solar. Porém, fala-se, e com insistência, na criação de comunidades de humanos na Lua e, muito recentemente, em Marte.

Quem como eu já viveu um bom número de anos, pôde testemunhar o tremendo impacto causado pelo pouso do primeiro Homem na Lua. Foi nos seguintes termos que Neil Armstrong descreveu a sua façanha: “É um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade!”. Daí até então, muito aconteceu e o que antes eram “mitos” foram-se fazendo realidade…

Para Sigmund Freud, Carl Jung e Joseph Campbell, os “mitos” mais não são do que uma forma de o ser humano exteriorizar o seu inconsciente, tentando, através deles, buscar respostas para as questões universais que o perseguem, como, por exemplo: “o que aconteceu no passado?”.

A conquista da Lua, Marte, de outros planetas do nosso sistema solar, assim como o desvendamento do seu passado ocupam o pensamento de um número cada vez maior de cientistas. Houve vida extraterrestre nesses corpos celestes? Qual a sua composição? E ainda: que riquezas eles guardam para serem exploradas pelos seres terrestres?

Vemos hoje, com crescente clareza e cada vez maior preocupação, como se vão exaurindo muitos dos recursos que impulsionaram o desenvolvimento da humanidade. Por isso, a corrida para o espaço ganha outros contornos para além dos que nortearam no passado a curiosidade humana. Vai bem longe o tempo em que os “mitos” se centravam no “quem sou?”, “de onde vim?”, “para onde vou, quando morrer?”.

Somos agora testemunhas de “novos mitos” que se desmistificam quase que diariamente com os avanços da tecnologia. E o mais inquietante é que eles podem mesmo transferir para o espaço muitas das nossas contradições e disputas terrenas…

Economista (Extraído da Revista Economia e Mercado )

Mais recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido !!